Lavandeira comemora seus 23 anos de emancipação política e realiza sua 2ª pedalada ecológica com centenas de ciclistas

A prefeitura municipal de Lavandeira (TO), na região das serras gerais, realizou no último domingo dia 16 de dezembro seu primeiro Pedal Ecológico e o 5º Pedal Ecológico do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) Vale do Rio Palma, do qual o município é membro fundador participante.

O evento fez parte da programação das festividades em comemoração ao 23º aniversário de emancipação política e independência administrativa, ocorrido em grande estilo na ultima quarta-feira 19 com  uma vasta programação, iniciando as 05:00 horas da madrugada com uma linda alvorada festiva ao som da banda municipal do município, sobre a regência do maestro Niel.

Logo em seguida as 08:00 da manhã foi a vez da celebração de um culto de ação de graças na Igreja Evangélica Assembléia de Deus Missão, onde  dezenas de pessoas entre elas o prefeito Roberto Cesar, a primeira dama Rivania Serafim, secretários, diretores, vereadores e populares,  sendo em seguida servido um café da manhã aos presentes.

A pedalada ecológica iniciou com um café da manha e em seguida uma foto oficial foi tirada em frente ao Palácio Zacarias Rodrigues, de onde iniciou o passeio ciclísticos passando pelas comunidades rurais de Plano Alto, Jataí e Titara Neto, perfazendo um percurso de 24 km de lindas paisagens. Em seguida o secretário de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palma jornalista Rodrigues di Sousa o diretor e o presidente do grupo Família Pedal e Churrasco Rafael Moreira e Thiago Severo, fizeram plantios de arvores nas entradas da cidade.

A Pedalada Ecológica de Lavandeira foi realizado pela prefeitura municipal, através da secretária municipal de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico e demais secretárias do município. Já a sua mobilização ficou por conta do Grupo Família Pedal e Churrasco, que além a diretoria geral conta com outras sete diretorias municipais representando, além da cidade de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Campos Belos, Taguatinga e Luiz Eduardo Magalhães.

Quase 200 pessoas entre ciclistas, familiares e apoiadores compareceram. Na oportunidade no destino final do evento ambiental que teve o balneário Beira Rio, como ponto de confraternização, o prefeito Roberto Cesar ofereceu um almoço regado de muito churrasco aos participantes.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Lavandeira e diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palma jornalista Rodrigues di Sousa, ressaltou o crescimento do interesse pelo meio ambiente através das pedaladas ecológicas iniciada em dezembro de 2017 na região Vale do Rio Palma pelo município de Lavandeira. Ele aproveitou para agradecer ao SESI na pessoa do presidente do Sistema FIETO Roberto Pires.

Ao passo que o presidente do grupo Família Pedal e Churrasco Tiago Severo ressaltou o crescimento e integração dos grupos de pedal da região e agradeceu a presença e participação de todos atendendo o convite do município, ao agradecer a confiança que o prefeito Roberto Cesar deu ao grupo na sua organização. Na oportunidade foram sorteados vario brindes aos participantes, graças a parceria com o Sistema FIETO/SESI.

O pedal ecológico do CIDS Vale do Rio Palma está em sua 5ª edição, já tendo iniciado em Lavandeira em dezembro de 2017, Novo Alegre em fevereiro de 2018, Combinado em junho de 2018 e Aurora do Tocantins em novembro 2018e agora volta por onde começou essa bonita tradição de ação ambiental. Vale ressaltar que os membros do grupo Família Pedal e Churrasco prestigiaram também a realização do 1º Pedal Ecológico de Taguatinga em agosto de 2018.

Os Pedais Ecológicos volta em 2019 com agenda em fevereiro durante programação do aniversario de Novo Alegre, em junho no aniversario do município de Combinado, em outubro durante programação do aniversario de Aurora e em dezembro no aniversario de Lavandeira novamente. O Programa Pedal Ecológico tem como objetivo de disseminar a política de educação ambiental nos municípios da região.

Fonte: jti Noticícias