Lavandeira abre inscrição para o evento Feira das Serras

FEIRA DA SERRA – Feira de Arte e Cultura Regional de Serras Gerais

Com objetivo de promover o turismo por meio da difusão cultural, o projeto FEIRA DA SERRA, visa a implantação de uma feira de arte e cultura e desta forma fomentar a economia criativa através da geração de renda para os artesões e artistas residentes nos municípios que compõem a região de Serras Gerais.

No nascer do projeto a Feira da Serra fora planejada para ocorrer de forma mensal no Rio Azuis, atrativo natural localizado no município de Aurora do Tocantins. Com o apoio da Prefeitura de Lavandeira, com concessão de um espaço fixo, o projeto foi ampliado e será instalado de forma permanente do município de Lavandeira.

A cessão do espaço possibilita beneficiar um quantitativo maior de artesãos, reduz obstáculos de logística, uma vez que o espaço disponibiliza boxe para guarda de produtos,  gera oportunidade para os artistas locais e leva o visitante a conhecer mais da cultura regional, proporcionando uma experiência turística completa.

A Feira da Serra reunirá em um único lugar a produção artesanal existente nos 10 municípios das Serras Gerais, assim como organizará um calendário de apresentações culturais dos artistas das comunidades envolvidas.

De autoria da artesã e artista plástica Sandra Reniê, o projeto também visa a capacitação profissional dos artesãos, por meio de oficinas e palestras. Para tanto contará com apoio do Coletivo de Artistas OS PEREGRINOS CULTURA E TURISMO que reúne artistas e profissionais da cultura do vários estados. Fora por meio dessa contribuição que o projeto obteve assessoria para fundação da CASA DE CULTURA ARTE DA SERRA, no município de Lavandeira, uma instituição sem fins lucrativos que prestará apoio aos artesãos e artistas da região. Trata-se de um compartilhamento de saberes que enriquece e contribui para o crescimento cultural.

As obras de revitalização do espaço de implantação da Feira já iniciaram. A concepção da arte foi desenhada pelos artistas plásticos Sandra Reniê e Aluisio Peregrino e vem sendo construída de forma sustentável com utilização de elementos da região e conta com auxilio da comunidade  e da gestão pública. Trata-se de um trabalho que une todos em prol do desenvolvimento sustentável da região.

“Atualmente existe uma conscientização maior quanto a ação conjunta da comunidade e da gestão pública nas ações de difusão cultural, social e preservação do meio ambiente, somente com união conseguiremos promover o desenvolvimento turístico sustentável, onde todos são beneficiados.”

“A pandemia trouxe um novo olhar para os profissionais da cultura, que por sua vez foram fortemente atingidos. Por meio do Edital da Adetuc da Lei Aldir Blanc, vimos a oportunidade de unir nossas forças e garantir tanto a continuidade quanto o fortalecimento da cultura, temos uma identidade e devemos preservar sua existência”. – afirma Sandra Reniê, autora do projeto.

As inscrições para participação da Feira da Serra seguem abertas até o dia 31.08. Podem se inscrever tanto artesãos quanto artistas (poetas, músicas, dançarinos, grupos de teatro, escritores, etc) maiores de 18 anos e que atuem com artesanato ou atividades culturais. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://chl.li/ALD5D

A inauguração da Feira está prevista para 08.10.2021 e ocorrerá todos os finais de semana, no período das 19h as 22h, sendo uma excelente opção depois de um dia de diversão nos banhos recreativos existentes na região de Serras Gerais.

Maiores informações, normas para participação da feira e esclarecimento de dúvida podem ser obtidas pelo whatsapp 61 99246-1843 e  e-mail: casadeculturaartedaserra@gmail.com e por meio do instagram @casaadeculturaartedaserra.