Prefeitura Municipal de Lavandeira realiza trabalho de Educação ambiental na Zona Rural do Município.

Neste dia 08 de outubro a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com Coordenadoria de Defesa Civil realizaram um trabalho de educação ambiental na Zona rural do município de Lavandeira na região da Ponta d’ água, onde o foco principal foi sobre o uso consciente da água e a prevenção contra às queimadas.
A região é uma zona de extrema escassez de água potável, onde conta com dois poços artesianos para abastecer em média 50 famílias, e com o período de estiagem o lençol freático tende a baixar o seu nível comprometendo a quantidade de água disponível para comunidade. Com isso sabemos o quanto importante é economizar esse bem vital e essencial para o cotidiano, resolveu – se sensibilizar a comunidade para que todos possam usufruir da água sem permitir que ela se esgote, ao menos até passar o período de estiagem. Estamos vivenciando uma crise hídrica nacional onde todas as pessoas de uma forma ou outra vão sofrer adaptações com relação a vários fatores ambientais. Em toda comunidade foi distribuído folhetos sobre como economizar água nas residências.
Outra ação foi sobre a prevenção das queimadas, a ponta d’água é uma comunidade com muitas residências, e um foco de queimada pode causar incêndio de grande proporção, os brigadistas tiveram uma conversa com os moradores, tiraram algumas dúvidas e distribuíram folhetos explicativos sobre queimadas.
O trabalho de educação ambiental é importante para que a informação chegue até as pessoas, todos podemos colaborar de alguma forma, e o poder público e sociedade civil devem andar em parceria.
A prefeitura de Lavandeira é a grande incentivadora e parceira de boas ações ambientais.