CIDS Vale do Rio Palma realiza reunião para elaboração de PIGIRS em Combinado

Visando a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma (CIDS) realizou no último dia 06 com a presença de representantes dos municípios de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre, a primeira reunião de capacitação e apresentação do Plano de Mobilização. O evento foi realizado no Salão Paroquial de Combinado. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) apoia a ação e firmou convênio para financiar a elaboração do PIGIRS.

O evento, que também faz parte das etapas que a N&A Assessoria Ambiental responsável pela elaboração do Plano, contou com a participação do diretor executivo do CIDS jornalista Rodrigues di Sousa  e os representantes dos municípios como prefeitos Ney Nascimento prefeito de Aurora do Tocantins e presidente do CIDS, Lindolfo do Prado prefeito de Combinado, Roberto César prefeito de Lavandeira e Fernando Pereira prefeito de Novo Alegre, além de secretários municipais, assessores, diretores e professores e alunos e o público geral, especialmente da população do território de atuação do Consórcio e tem como objetivo discutir o CIDS e apresentar o plano de trabalho para o processo de elaboração do PIGIRS, assim como também debater o convênio assinado com a SEMARH para recursos financeiros, visando a tomada de decisões conjunta.

O diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palma, o jornalista Rodrigues de Sousa, um dos palestrantes do evento, falou da importância do PIGIRS para os municípios e da participação das autoridades municipais e da comunidade em geral, que é de suma importância para que os dados sejam de fato eficazes para o desenvolvimento sustentável. “Esse PIGIRS é ferramenta obrigatória para que possamos buscar os recursos públicos necessários para financiamento da consolidação do Aterro Sanitário de Gestão Compartilhada e colocar fim aos lixões com a recuperação das áreas para o meio ambiente”, argumentou. “Além disso trará em sua planilha os custos reais para a manutenção de um aterro sanitário, desde a varrição, passando pela triagem, coleta seletiva, reciclagem, compostagem até a destinação final dos rejeitos”, explicou. “é muito importante que os agentes públicos, em especial os representantes do grupo gestor nos municípios envolvidos busque e repasse ao CIDS e a empresa as informações coerentes com os gastos com resíduos sólidos”, finalizou.

Já o presidente do CIDS Vale do Rio Palma Ney Nascimento, ressaltou a necessidade de pôr fim aos lixões, e esse plano é quem vai nortear as demandas e seus custos, para isso é necessário a participação de todos, seja ele público, privado, organizações sociais e comunidades. Ney reforçou ainda a necessidade de todos municípios repassarem ao representante do grupo gestor de cada município as informações coerentes de quanto cada município gasta com resíduos sólidos, desde os salários do pessoal envolvidos com a limpeza, passando pelos encargos sociais, combustível e manutenção de veículos, insumos e materiais de armazenamentos de resíduos domésticos, industriais, comerciais e hospitalares.

Já as representantes da empresa N&A Assessoria Ambiental Naraiany Alves e Aline Rocha, apresentaram as primeiras ações do produto 01, que são os Planos de Trabalho e Mobilização e Comunicação, que vem sendo realizados desde o início de junho de 2022, quando foi assinado o contrato para elaboração do PIGIRS. Naraiany reforçou a necessidade de os municípios contribuírem com rapidez as respostas dos questionários e também a apresentação dos locais das oficinas a serem realizados em cada um dos quatro municípios envolvidos, para que possa ser finalizado com maior brevidade possível, estimando o mês de março de 2023, para serem entregues o plano ao consorcio e este enviar aos municípios para serem submetidos a apreciação das câmaras municipais dos respectivos municípios integrantes do CIDS.

Consórcio Intermunicipal

O Consórcio Intermunicipal estimula a busca integrada por soluções e recursos para projetos de desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados, visando garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado, o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população. Um dos principais objetivos para criação do CIDS vale do Rio Palma é desenvolver parcerias para pôr fim aos lixões, hoje considerados aterros controlados e construir um único aterro sanitário com gestão compartilhada entre os quatro municípios, onde as despesas de manutenção serão compartilhadas de forma proporcional a quantidade de habitantes de cada município.