O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma, realiza mais uma ação nos municípios consorciados, em execução às ações do PIGIRS.

De 18 a 21 de outubro foram realizadas as visitas técnicas presenciais nas zonas rurais dos municípios associados ao CIDS Vale do Rio Palma. Esta ação corresponde ao cumprimento de mais uma etapa constante no cronograma de mobilização, desta vez com foco nas zonas rurais em área delimitada. As comunidades rurais de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre foram visitadas pelas técnicas da empresa N&A Assessoria Ambiental, cujo objetivo era levantar e reunir informações sobre os principais aspectos relativos ao manejo de resíduos sólidos em ambientes rurais. A exemplo disso fora coletados dados sobre a geração, acondicionamento e destinação dos resíduos sólidos. Oportunamente, também teve o intuito de divulgar e fazer a publicidade levando informações sobre a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS/CIDS.

Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa metodológica escolhida foi pela aplicação de questionários junto aos moradores. A pesquisa citada foi feita por amostragem, visto que apenas uma comunidade foi selecionada para o experimento. Através de questionário os moradores da zona rural explicavam sobre como o “ lixo” é tratado em suas residências, assim como também sobre as dificuldades de destinar corretamente esse resíduo. Bem como, também se pode traçar um perfil dos moradores e das áreas dessas comunidades pesquisadas.

Dentro das zonas rurais estão inseridas áreas de turismo que são muito importantes no contexto da gestão dos resíduos sólidos. Assim sendo, alguns pontos turísticos foram relacionados à pesquisa, ou seja, foram visitados alguns atrativos turísticos em Aurora e Lavandeira, sabendo que vários locais são pontos de visitação constante por turistas de várias localidades do Tocantins e do Brasil, e que esses locais devem ser tratados com olhar mais amplo.

Esta atividade é considerada um tópico relevante dentro da elaboração do plano, pois permitirá uma análise mais abrangente e assertiva nas futuras alternativas de minimização de impactos ambientais relativos principalmente ao processo de geração e destinação dos resíduos sólidos em áreas rurais e turísticas. As visitas técnicas foram finalizadas com mais de 35 questionários preenchidos.