CIDS Vale do Rio Palma realiza quarta etapa do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada nos municípios consorciados

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) Vale do Rio Palma, realizou na semana passada mais uma ação nos municípios consorciados, em execução às ações do Plano intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).

De 8 a 11 de novembro foram realizadas as palestras presenciais sobre a importância da reciclagem para toda a população dos municípios de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre.

Esta ação corresponde ao cumprimento de mais uma etapa constante no cronograma de mobilização. Portanto as palestras fazem parte do segundo bloco da parte destinada para a educação ambiental, cujo início se deu com as oficinas de compostagem em outubro. As duas ações objetivaram promover a conscientização sócio-ambiental, e até econômica da população em geral, através da disseminação de conhecimento voltado neste caso, para o gerenciamento dos resíduos sólidos.

As palestras tiveram como tema central a reciclagem, cuja apresentação foi focada a partir da reflexão sobre os meios de reciclagem de alguns materiais recicláveis permeando aspectos conceituais, apontando dados estatísticos sobre impactos negativos para o meio ambiente causados pelo processo de produção, consumo e descarte inadequados e iniciativas práticas de passo a passo para a adoção da reciclagem por parte da comunidade.

Com grande participação de alunos da rede de ensino municipal e estadual, a etapa de mobilização popular através da educação ambiental foi encerrada. A previsão do Plano de Mobilização e Comunicação – PMC/PIGIRS para os próximos encontros a partir de agora serão as audiências públicas, momento de apresentação parcial dos resultados e análises já coletados.