Todos os dias acordamos pela manhã escovamos nossos dentes, lavamos nossas mãos, tomamos banho e fazemos o café-da-manhã. Essas ações são parte da rotina que fazemos diariamente, em que cuidamos da nossa saúde e utilizamos também um recurso natural.
As atividades que fazemos rotineiramente está diretamente interligada com a Educação Sanitária. Pois precisamos sempre estar consciente das informações sobre o que devemos fazer para estarmos saudáveis e como utilizar nossos recursos naturais para evitar a escassez deles.
Com isso, a educação sanitária é uma ferramenta importante que promove o conhecimento e mudanças de atitudes e do comportamento da comunidade relativos aos problemas sanitários, melhorando as condições de saúde e as questões ambientais. O papel da educação sanitária é criar uma mudança consciente motivada por necessidades que são sentidas por toda população.
Conseguindo, auxiliar as autoridades na busca por resultados positivos com a gestão de serviços como abastecimento de água, redes de esgoto, drenagem urbana, coleta, entre outros. E como cidadãos temos o dever de adotar hábitos simples.
como por exemplo:
• Varrer as calçadas e pátios em vez de lavá-los;
• Jogar o lixo na lixeira adequada;
• Tomar banhos rápidos e desligar ao ensaboar;
• Cuidar da saúde dentária, escovando os dentes;
• Na falta de saneamento básico adequado, utilize a fossa séptica;
• Lave bem os alimentos, em especial as frutas e verduras que forem consumidas cruas.
Seguindo todas essas dicas, conseguiremos alcançar a preservação do meio ambiente aliada com a sanidade da população. Portanto, ajude a multiplicar essa mensagem estimulando a consciência sanitária de todos para a construção da cidadania, a promoção da saúde com a conservação do meio ambiente.
Todos juntos pelo cuidado da saúde e do meio ambiente!